Histórico

23 Abril 2013

HISTÓRICO

Avalie este item
(1 Votar)

O Instituto Sistemas Humanos foi criado inicialmente para abrigar o curso de Formação em Terapia de Casal e Família que vinha sendo ministrado no ITF-SP, em conjunto com a equipe daquele instituto.
Já iniciáramos o curso em Sorocaba um ano antes, em parceria com a Clínica Enfance, a convite de nosso formador Dilson Marum Gusmão. Este curso nos trouxe tantas alegrias, que decidimos ampliar essa experiência de trabalhar juntos em São Paulo também. (Daquela primeira turma de alunos, cerca de 9 anos depois, três se tornaram formadores no Instituto Sistemas Humanos: Neide Brito Abreu, Sérgio Hübner e Marcos Cavana).

Nossa certeza de que daríamos início ao Sistemas Humanos em São Paulo e Sorocaba nasceu no finalzinho do ano e tínhamos pouco tempo para encontrar uma casa e receber nossos alunos.
Sorocaba foi a primeira a encontrar a casa. Uma deliciosa casa pequenina em um bairro afastado do centro que abrigou algumas festas na rua envolvendo toda a vizinhança.
Em São Paulo, decidimos que o bairro seria o Brooklin Novo e saímos à procura. Não foi fácil. Nossa primeira sede foi na Rua Ribeiro do Vale. Uma casa de esquina onde até hoje um rapaz vende morangos e outras frutas. Desde então, temos frutas frescas no café do intervalo.
Começamos com força total: três turmas em São Paulo e duas em Sorocaba, fruto do trabalho que vínhamos realizando no ITF-SP e no Enfance-Sorocaba. Tivemos que investir muito. De uma hora para outra precisávamos arcar com o custo e a manutenção de duas casas, duas secretárias, duas equipes de formadores... Estávamos muito apaixonados pela idéia de sermos uma equipe e de trabalhar juntos, então, arregaçamos as mangas e fomos à luta.
Nos revesávamos entre as aulas em São Paulo e em Sorocaba. Aos poucos, Sorocaba foi ficando cada vez mais perto e todos os formadores davam aulas lá e cá.
Para fortalecer a equipe e alinhar nosso pensamento na construção de um curso coeso entrelaçando a teoria e a clínica de forma coerente e integrada, fazíamos retiros de trabalho e passávamos dias trabalhando na casa de praia de Gilda Franco Montoro, nossa sócia fundadora e, então, parte integrante de nossa equipe. Ela nos acolhia em sua casa com muita elegância, capricho e carinho. Vivemos intensos momentos que nos permitiram estreitar os laços entre nós, superar desafios e enfrentar dificuldades.
Fomos crescendo, aumentando as turmas - que naquela época permaneciam quatro anos em formação - e precisamos mudar de casa. Mantivemos os bairros, tanto aqui quanto em Sorocaba, mas mudamos para casas maiores que passaram a abrigar eventos maiores envolvendo a participação de mais convidados. Em Sorocaba houve muitas festas regadas a paelha e flamenco.
Em São Paulo, trouxemos alguns convidados que vieram de longe: Mony Elkaïm, Marcel Rufo, Boris Cyrulnik, Piérre Benghozi, Maria José Esteves de Vasconcelos entre outros. Gostamos de trazer profissionais que possam fazer diferença na formação de nossos alunos.
Acreditamos que as diferenças ensinam e, por isso, organizamos o curso com dois formadores dando aula a cada semestre para cada turma e se revezando ao longo do curso entre as turmas: desta forma, os alunos têm contato com vários modelos de pensamento e atuação junto às famílias. Consideramos rica a experiência dos encontros com os vários modelos e muito rica a experiência de juntar e separar, poder se vincular e poder deixar ir. Esta experiência permite um aprendizado que é fundamental para o terapeuta.
Ao longo destes 13 anos, colhemos lindas histórias deste plantio. Histórias de descobertas, de perdões, de reencontros, de reconciliações, histórias de dormir e histórias de acordar.
Muitas destas histórias viraram artigos científicos e foram apresentadas em congressos. Outras, viraram livros.
As alegrias colhidas nos fazem acreditar que valeu a pena. Temos muito orgulho do trabalho que nossos ex-alunos vêm desenvolvendo e queremos formar muito mais!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Facebook

Link Cadastros

Escolha um dos links abaixo e envio seu cadastro agora, é simples e rápido!

Cadastro Associados
Cadastro Artigos
Cadastro Conteúdo
Cadastro Eventos-Agenda
Cadastro Parceiros