Regimento Interno

Regimento Interno

REGRAS INTERNAS PARA CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA.

Dirigido a: bacharéis em ciências humanas, ciências biológicas ou ciências médicas que tenham na sua prática profissional envolvimento com contextos familiares.

Objetivos:

• Formar terapeutas de casal e família, através de trabalho artesanal em turmas de até 20 alunos.

• Focar o trabalho na pessoa do terapeuta, enfatizando a utilização dos recursos internos como recursos terapêuticos.

• Qualificar o potencial grupal como disparador da compreensão dos processos relacionais familiares, grupais e institucionais.

• Proporcionar ao futuro terapeuta familiar um espaço reflexivo de aprofundamento teórico-clínico e interlocução clínica do trabalho prático com famílias.

Estrutura Didática:

Todo processo de formação é baseado na intersecção do olhar do aluno com seu objeto de estudo.

Aulas teóricas

Seminários

Role-playings workshops genogramas

FOT (família de origem do terapeuta)

FAT (família atual do terapeuta)

Atendimento ao vivo

Sala com espelho unidirecional

Interlocução clínica

Informações complementares quanto a:

• Seminários:
A cada semestre haverá um seminário teórico que contará com a participação de vários formadores. Os seminários fazem parte da estrutura do curso e a presença é obrigatória. Ao todo serão 12 seminários aos sábados, ao longo dos três anos de curso. As datas serão marcadas no início de cada semestre. O custo mínimo de cada um desses encontros é de R$ 100,00, para cada aluno na secretaria do sis.

• Workshops:
Realizados com profissionais convidados, nacionais ou internacionais. Os custos serão divulgados na época do evento.

• FOT/FAT:
A partir do segundo semestre do primeiro ano haverá um FOT a cada semestre até que todos os alunos tenham realizado seu genograma. Só poderão participar do FOT os alunos de um mesmo grupo. O FOT/FAT será realizado pelo coordenador ou coordenadores que estiverem trabalhando com o grupo no semestre em andamento, na data a ser combinada pelo grupo.

• Atendimento Clínico:

A. Durante o curso todo aluno deverá atender no mínimo a uma família na sede do Instituto Sistemas Humanos, com espelho unidirecional, interlocução clínica simultânea com o formador e demais alunos do grupo presentes como observadores participantes ou formando uma equipe reflexiva. Ficará a critério do(s) coordenador(es) os exercícios que proporá ao grupo.

B. Os encontros terapêuticos serão filmados e usados para estudo e pesquisa pelo Instituto Sistemas Humanos, sendo que todos os membros da família e os terapeutas-alunos deverão assinar uma autorização para essa filmagem. Esses vídeos serão de propriedade exclusiva do Instituto Sistemas Humanos para utilização de fins científicos e aprendizagem, obedecendo aos cuidados éticos.

C. Os encontros terapêuticos filmados, referente ao caso atendido pelos terapeutas-alunos serão por eles transcritos e entregues quinzenalmente ao interlocutor clínico responsável. Assim, o aluno envolvido com atendimento clínico deverá reservar algumas horas semanais para a transcrição dos DVD’s.

D. O uso dos DVD’s é exclusivo aos alunos-terapeutas e aos formadores. Cada semana o Aluno precisa devolver o DVD e, se necessário e possível renovar a retirada do mesmo. É vedada a confecção de cópias dos DVD’s.

Critérios de Avaliação

• Durante todo o processo de formação os alunos serão avaliados através da participação em aulas, de trabalhos escritos e seminários.

• O(s) coordenador(es) tem liberdade para solicitar trabalhos ou outras formas de avaliação a partir de sua percepção das necessidades do seu grupo.

Monografia de final de curso:

• Atendendo às exigências da Associação Paulista de Terapia Familiar e da Associação Brasileira de Terapia Familiar, para conclusão do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia sobre um caso clínico de família, casal ou instituição, acompanhado através de no mínimo 5 (cinco) sessões filmadas e transcritas, devendo ser escolhido como orientador um dos formadores do Instituto Sistemas Humanos, que deverá ser remunerado de acordo com o número de encontros necessários, sendo o valor cobrado combinado entre as partes.

• A monografia será entregue por escrito e apresentada oralmente ao público na Jornada Científica do Instituto Sistemas Humanos e comentada por um didata convidado pelo aluno.

Remuneração:

• Valor do curso; R$ 500,00 mensais

• O aluno que inicia o curso deverá pagar em fevereiro a primeira parcela, em um total de onze parcelas.

• A partir do segundo ano o pagamento deverá ser de doze parcelas iguais. O vencimento das parcelas é no dia cinco (5) do mês, e o pagamento é efetuado através de boleto bancário emitido pelo banco Itaú ou na secretaria do Instituto Sistemas Humanos, unidade de São Paulo.

• Em caso de falta do pagamento no vencimento o valor será acrescido de multa de 2%(dois por cento), dos juros de mora de 1%(um por cento) ao mês e da correção monetária com base na tabela utilizada pelo Poder Judiciário ou, na sua impossibilidade, pela variação do IGPM/FGV até a efetiva quitação.

• Caso o aluno desista expressamente do curso, até o início das aulas, o Instituto Sistemas Humanos devolverá o equivalente a 50 % (cinquenta por cento) do valor já pago a título de matrícula.

• O não comparecimento do aluno às atividades curriculares do curso não o exime do pagamentos das parcelas tendo em vista a disponibilidade do serviço colocado pelo Instituto Sistemas Humanos.

• Eventual necessidade de alteração de valores somente poderá acorrer se justificada e formalmente combinada e comunicada com prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes da efetiva cobrança.

Equipe Sistemas Humanos  


Link Cadastros

Escolha um dos links abaixo e envio seu cadastro agora, é simples e rápido!

Cadastro Associados
Cadastro Artigos
Cadastro Conteúdo
Cadastro Eventos-Agenda
Cadastro Parceiros

Atualizações Recentes