Nesse pequeno e-book reúno alguns textos que elaborei ao longo de anos de estudos. O tema da resiliência foi um dos achados da pesquisa do meu doutorado: eu estudava a relação entre os mitos familiares e as crenças religiosas, e ficou evidente o papel de tutor de resiliência que a religião ocupava para as famílias estudadas.
No primeiro capítulo eu relato uma experiência pessoal que trouxe para mim a prova de que o afeto e o amor dedicados a uma pessoa que sofre múltiplas perdas pode ter um efeito real de promover a resiliência.
No segundo capítulo apresento Boris Cyrulnik, o autor mais importante quando se fala de resiliência e que vem inspirando meus estudos e minha prática.
No terceiro capítulo falo sobre o risco de ver as coisas como sempre vimos, sem nos abrir para o novo, buscando as soluções sempre no mesmo lugar.
No quarto, no quinto e no sexto capítulo aprofundo a compreensão do fenômeno da resiliência, ilustrando com um caso clínico no sétimo capítulo.
No oitavo capítulo apresento o caso dos maus-tratos do dia a dia como um desafio a mais para as crianças, pois o que é cotidiano não se destaca para a percepção como um fato traumático, tornando mais difícil o processo de superação do trauma.
No nono capítulo ressalto a importância de que todos nós nos tornemos fatores de resiliência na vida de todos à nossa volta.
No décimo capítulo ressalto a importância dos cuidados na infância e adolescência como fatores preventivos de uma velhice sadia.
No décimo primeiro capítulo encerro essas reflexões deixando em evidência a importância primordial de cuidarmos dos cuidadores, de cuidarmos de quem cuida de nossas crianças, os pais e as mães.
Ao final de cada capítulo deixo uma indicação de leitura com o link para a aquisição do livro indicado.
Acesse esse link para baixar
Denise Mendes Gomes
Saiba um pouco sobre mim
Sou psicóloga, psicoterapeuta individual, de casais e de famílias. Nesse trabalho, valorizo a arte do encontro através de uma escuta atenta que busca compreender o pulsar de cada coração, permitindo que cada ser possa se expressar e dar-se conta das raízes e do contexto que envolvem seu sofrimento, o que lhe permite superar barreiras e ampliar seu mundo. Fiz a minha graduação na USP (1987), onde me titulei mestre (1998) e, posteriormente, doutora (2004) em psicologia social. No mestrado estudei como atuam os mitos familiares e publiquei o livro Mitos Familiares: memória e ocultação (1999). No doutorado, estudei sobre como os mitos religiosos são apropriados por cada família de um jeito único, de acordo com seus mitos familiares. Parte do resultado desse estudo foi publicada no livro Religiosidade e Psicoterapia (2008).