projeto CriaTua

CriaTua: Conexões que transformam a relação pais e filhos

Cria, Criança, Criar, Criação!

CriaTua nasceu do desejo de cuidar de quem cuida. Nosso objetivo é favorecer o desenvolvimento emocional das famílias através de uma atuação junto aos pais e cuidadores, oferecendo um espaço de acolhimento, suporte, informações, trocas e reflexões.

A família proporciona o primeiro e mais importante contexto interpessoal para o desenvolvimento humano. Pais e cuidadores primários tem um lugar crucial na promoção da saúde emocional. Acreditamos que, através de um trabalho de autopercepção e autoeducação, poderão atuar como facilitadores no processo de educação dos filhos, auxiliando-os em seu percurso de autoconhecimento, desenvolvimento da autonomia, formação e cuidado com os vínculos afetivos e trocas sociais mais empáticas.

Pais que têm a oportunidade de refletir sobre suas emoções, ideais e expectativas em relação aos filhos, ajudarão os mesmos a perceber o próprio comportamento, a identificar, acolher, elaborar e expressar as emoções de forma construtiva.

O desenvolvimento de uma parentalidade consciente, amorosa e assertiva facilitará as trocas relacionais entre pais e filhos, contribuindo para abrir um campo fértil de possibilidades e oportunidades para a construção de potências e recursos emocionais para toda a família. 

Estudos atuais na área da psicologia e neurociências ressaltam o quanto a saúde emocional das crianças está intimamente relacionada às características sócioemocionais do ambiente em que estas estão inseridas.

A epigenética é uma área da ciência que estuda e comprova como o ambiente influencia as experiências das crianças e realmente afeta a expressão dos seus genes, validando e explicando como as vivências precoces tem impacto a longo prazo.   

Pesquisas recentes incluindo o centro de desenvolvimento da criança da Universidade de Harvard evidenciam a importância das primeiras experiências relacionais para o bem-estar emocional e desenvolvimento de competências que serão bases para habilidades durante toda a vida. 

Acreditamos que só conseguiremos ajudar nossos filhos quando abrirmos a porta para nossa própria transformação, quando mergulharmos nas nossas motivações interiores, nossas memórias familiares, medos e ideais.” 

(Alessandra Camargo)

Mais informações:

O CriaTua prioriza o desenvolvimento das capacidades emocionais e relacionais dos pais, levando em consideração a história de vida e o contexto social em que estão inseridos. Acreditamos que a construção conjunta através de práticas reflexivas e vivenciais favorecerá um campo frutífero e transformador nas relações familiares. 

Inicialmente será feito um levantamento das demandas dos participantes para uma melhor compreensão dos principais desafios que pais (e/ou cuidadores) enfrentam no processo de educação dos filhos. A partir disso, os encontros em grupos serão estruturados, aliando informações relevantes sobre o desenvolvimento emocional com as experiências pessoais de cada participante. Os temas serão abordados e trabalhados pelas terapeutas através de discussões, dinâmicas e trocas de experiências pessoais gerando uma construção conjunta de novos caminhos para a educação e relacionamento familiar.

Instituto Sistemas Humanos

quinzenal, às 3as feiras das 10:30 às 12:00h

14 de setembro de 2021

R$ 180/ mensal por participante e R$ 240 para dupla de cuidadores

*Vagas limitadas (50 % de vagas gratuitas).

1 hora e 30 minutos cada encontro (período total de 3 meses- 6 encontros).

*Em virtude da pandemia, nesse momento, os encontros serão realizados de forma virtual, via plataforma zoom.

* Para aqueles que queiram se candidatar à uma das vagas gratuitas, favor entrar em contato pelo WhatsApp : (11) 99288-1701

Terapeutas:

Psicóloga graduada pela Universidade Mackenzie, terapeuta de Família e Casal formada pelo Instituto Sistemas Humanos, especialista em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal pelo Instituto Sedes Sapientae e Terapeuta de Sandplay formada pelo IBTSandplay (Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay ), membro do International Society for Sandplay Therapy -ISST. Atua em consultório há mais de 20 anos como psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos e na orientação de pais. Fundadora e terapeuta do Projeto Criatua. 

E-mail: alessandracamargo@icloud.com

Psicóloga graduada pela PUC-SP, especialista em Psicologia Analítica pelo COGEAE – PUC, mestre em Psicologia pela PUC-SP. Experiência como responsável pelo atendimento psicológico a crianças deficientes e orientação de pais no Lar Escola São Francisco (vinculada a UNIFESP na época). Psicoterapeuta clínica de crianças e adolescentes e adultos há mais de 20 anos. Atuação na formação de professores, assessoria a escolas e orientação de pais individual e em grupo. Fundadora e terapeuta do Projeto CriaTua.

E-mail: raquel@gebara.com.br 

 

Terapeuta de Casal e Família formada pelo Instituto Sistemas Humanos.

Membro da Sociedade Antroposófica, participação em grupos de estudos ampliados pela Antroposofia há 12 anos. Integrante do Projeto CriaTua, atua na orientação de Pais e atendimentos à casais e famílias.

Formada em Administração de Empresas na PUC-SP e MBA em Marketing – ESPM. 10 anos de atuação em Instituto de Pesquisa, focada em análise do comportamento do consumidor, Shopper e Marketing Insight.

Terapeuta de Casal e Família pelo Instituto Sistemas Humanos, especialista em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS e pós-graduanda em Psicologia Positiva, Ciência do bem-estar e Autorrealização. Advogada formada pela FAAP, e MBA Executivo pela mesma faculdade. Há 13 anos Editora, na Editora Integrare. Membro da Associação Paulista de Terapia Familiar e integrante do Projeto CriaTua.
E-mail: lu.mtiba@gmail.com