Eliete Belfort Mattos


Eliete Belfort Mattos, Terapeuta de Família e Casal; Sócia Fundadora, Vice-Presidente e Formadora do Instituto Sistemas Humanos; Presidente da APTF e Coordenadora Geral do CDC da ABRATEF (2002/2004); Sócia Fundadora da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia; autora e co-autora de capítulos de livros e revistas especializadas. ebelfortmattos@terra.com.br

Ao iniciar meu trabalho no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, no Serviço de Higiene Mental, tive a oportunidade de trabalhar com os médicos pediatras como membro da equipe de atendimento ou ministrando aulas sobre família para os residentes e também para fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, que ao atender as crianças precisavam dar suporte às famílias das mesmas. Assim descobri minha paixão pelo trabalho com famílias, casais e indivíduos. Minha primeira formação foi de professora, em seguida cursei Serviço Social e então resolvi buscar a formação na área da Terapia de Família e Casal.

Era o início da Terapia de Família no Brasil e as oportunidades de cursos e de encontrar os grandes mestres eram oferecidas em outros países. Foi um período muito fértil de aprendizado e encontro com profissionais de outras culturas. Meu interesse foi a terapia sistêmica relacional construcionista.

 Por volta de 1994 fui convidada para integrar o corpo docente do Curso de Terapia de Família e Casal na PUC-SP coordenado pela Dra.Ada P.Lemos e Silvia Rechulsk.

Em 2000 fui convidada por Sandra Fedullo Colombo a integrar o Instituto Sistemas Humanos e assim até hoje sou sócia-fundadora; vice-presidente e formadora junto dos demais colegas, também sócios fundadores, que fazem parte dessa história desde o início e os que ao longo do tempo foram chegando na equipe.

Há 13 anos Adriana Fráguas e Suzanna Amarante Levy e eu coordenamos a Clínica de Casal.  Adriana e eu coordenamos também o Projeto junto a UNACCAM, que atende as famílias de mulheres com câncer de mama. Uma parceria que nasceu do encontro de Silvia Helena Arruda e a querida Tininha.  

Trabalhando em consultório desde 1980, também me interessei pela interlocução clínica para profissionais que em seu fazer terapêutico lidam com as famílias de seus pacientes. 

Sou associada titular e fui presidente da APTF- Associação Paulista de Terapia Familiar. Coordenadora, por duas gestões, e membro atual do CDC-Conselho Deliberativo e Científico da ABRATEF- Associação Brasileira de Terapia Familiar. Sou sócia fundadora da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia e membro da primeira Comissão de Afiliação da mesma.

Autora e co-autora de artigos e capítulos de livros relacionados ao tema família e casal.